Notícias

Sumitomo Rubber Industries investe em tecnologia...

A Sumitomo Rubber Industries, detentora das marcas Dunlop, Falken e Sumitomo no Brasil, trabalha no desenvolvimento de uma tecnologia que permitirá verificar a pressão do ar de pneus instalados em veículos autônomos.

A partir dos resultados desta pesquisa será possível chegar a um pneu inteligente que contribuirá para a mobilidade da nova geração, e em breve, uma sociedade livre de acidentes.

A nova tecnologia prevê a instalação de sensores dentro dos pneus, assim, será possível observar a pressão e a temperatura interna durante o uso. Estas informações permitirão identificar se o pneu, e consequentemente o carro autônomo, estão com algum tipo de problema. Os dados emitidos pelos sensores são enviados diretamente para o centro de controle de direção dos veículos.

A pesquisa é realizada em parceria com o Centro de Pesquisa sobre a Adoção de Sistemas de Transporte da Nova Geração (CRANTS, na sigla em inglês), com base na Universidade de Gunma, no Japão.

A tecnologia em questão faz parte da série de novidades que a Sumitomo Rubber Industries vem desenvolvendo para garantir mais segurança no trânsito e menor impacto sobre o meio ambiente.

O chamado “Smart Tyre Concept” é um conceito de desenvolvimento de novos pneus que leva em consideração duas bases: a segurança dos consumidores e a responsabilidade ambiental.

A indústria automotiva será profundamente transformada com a popularização dos carros autônomos. A ideia é que o veículo consiga realizar todas as ações desenvolvidas pelo ser humano por meio de computadores e sensores. Desta forma, o número de acidentes tende a ser reduzido consideravelmente.



VOLTAR
Sumitomo Rubber Industries investe em tecnologia...